30% das mortes por câncer nos EUA são relacionadas ao cigarro

Analise da Sociedade Americana de Câncer revela que do total de mortes pela doença no país, quase um terço delas – 30% – são relacionadas ao cigarro.

A pesquisa que analisou dados de 123 mil mortes por tumores em 2019 nos Estados Unidos, constatou uma redução de mais de dois milhões de anos de vida pela queda na expectativa de vida de todos os pacientes. A perda precoce de pessoas em idade ativa, ou a incapacidade delas, gera um impacto econômico de 21 bilhões de dólares a cada ano.

“O dado não nos surpreende porque a gente sabe que o cigarro é o principal fator de risco para os tumores mais prevalentes”, diz a pneumologista Luiza Helena Degani Costa, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Contudo, mesmo que o tabagismo venha caindo de forma geral, ainda há mais de um bilhão de fumantes no mundo. Por outro lado, o Brasil ostenta números mais otimistas, como aponta Costa: “Isso porque seguimos todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde em termos de educação da população, proibição de consumo, taxação”.

A taxa de fumantes brasileiros despencou cerca de 70% nas últimas três décadas e é praticamente a metade do índice nos Estados Unidos, onde a queda foi de 30% no mesmo período.

 

Fonte: Agência Einstein

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe