Notícias

24 de outubro 2019 – Dia Mundial contra a poliomielite

O dia mundial contra a Pólio foi estabelecido por Rotary International, há cerca de 10 anos para comemorar o aniversário de Jonas Salk, quem liderou o desenvolvimento da primeira vacina contra a poliomielite.

Obrigado ao compromisso, paixão e engajamento dos Rotarianos no Brasil, parece algo mágico, parte de nosso DNA, nos identifica e nos une, elevando nossa autoestima em colaborar de modo decisivo pela eliminação da segunda doença do planeta.

A eliminação desta doença, depende de fatores que vão além da disponibilidade da vacina, envolvendo uma estratégia inteligente em epidemiologia, tecnologia, diplomacia e um entendimento de variáveis culturais e comportamentais, somado a um extensivo suporte financeiro.

Nas Américas estamos comemorando este ano, 25 anos livres da Paralisia Infantil e prestes a certificar a Nigéria e o continente Africano livre da doença.

No Brasil, enfrentamos grandes desafios:
• A vacinação de rotina em 2018, apresentou cobertura vacinal de 89% na primeira dose com dois meses, 86% na segunda dose com quatro meses e de 85% na terceira dose com seis meses de idade. (*) • A campanha nacional de vacinação de 2018, veio a servir de apoio para melhorar nossas taxas de rotina. • Desafio – melhorar as taxas de rotina que devem ser maiores que 95%. • Possuímos cerca de 882 mil crianças com menos de 1 ano de idade, vivendo em Distritos com menos de 80% de cobertura vacinal. (*) • Existindo o risco da ocorrência de poliomielite derivada da vacina oral. • Desafio – melhorar as taxas de cobertura vacinal nestas regiões. • Desafio – manutenção do uso da vacina inativada Poliomielite (VIP) – injetável – que evita a ocorrência da poliomielite derivada da vacina oral.
(*) Dados da Organização Pan-americana de Saúde. (OPS)

Vamos comemorar o mês de outubro nos clubes, distritos e junto as comunidades, realizando eventos, como passeio de bicicleta, caminhada-corrida, carreata, faixas, outdoors, propaganda em shoppings, entrevistas nas rádios, jornais e TVs comunitárias e regionais, visita a autoridades de saúde, etc.
• Desafio – atividade mínima – os clubes devem realizar uma palestra sobre a Pólio nos meses de outubro e novembro, combinado com alguma iniciativa de arrecadação financeira.
Todos os eventos realizados neste período, inclusive relacionados ao Sarampo devem ser registrados.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

7 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

7 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

7 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

20 horas ago