No Rio de Janeiro, o Campus do Inmetro, em Duque de Caxias, se tornou sede para o primeiro laboratório de testes para baterias de carros elétricos do Brasil e da América Latina. Contudo, a escolha não aconteceu por acaso, já conta, atualmente, com 57 laboratórios de alta tecnologia.
Assim, o memorando de entendimento assinado na ultima terça-feira (30) por representantes do Inmetro, dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica; bem como Calibração e Ensaios (Labelo) da PUC-RS e do PNC, órgão de certificação de produtos da Coreia do Sul.
Dessa forma, a iniciativa tem como base o Marco Legal da Ciência; Tecnologia e Inovação e cada uma das partes envolvidas terá um papel diferente no desenvolvimento do projeto. De acordo com o Inmetro o escopo englobará a cessão do espaço, o treinamento de especialistas; o desenvolvimento de requisitos e o apoio à normalização nacional ou regional, em alinhamento com ABNT e IAAC.
Por outro lado, a PNC, realiza uma espécie de ponte com os investidores, além de ajudar no desenvolvimento da certificação com base em experiências adquiridas em outros países. Fechando a trinca, o papel do Labelo/PUC-RS será o de gerenciar o fundo arrecadado, construir o laboratório e comprar os equipamentos.