A programação das celebrações pela Independência do Brasil na Bahia é realizada pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos. Este ano é a 199ª edição do festejo que traz como tema “A construção da nossa história”. Fernando Guerreiro explicou que diversos heróis do 2 de Julho serão homenageados este ano.
“Estamos abrindo as comemorações pelos 200 anos da festa e este ano marca a volta às ruas, o retorno das atividades culturais todas e essa festa maravilhosa. O importante é que estamos aqui celebrando a nossa identidade e os heróis da Independência”.
Programação – Neste sábado, dia oficial da celebração, a programação terá início às 6h com uma alvorada de fogos no Largo da Lapinha. O momento antecede a organização do cortejo cívico, previsto para ter início às 7h. Com a presença de diversas autoridades, às 8h, haverá o hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional pela banda de Música da Marinha do Brasil. Em seguida será realizada a colocação de flores pelas autoridades no monumento ao General Labatut. O cortejo cívico deverá ser iniciado às 8h30.
A programação comemorativa terá continuidade ao longo da tarde. Está previsto o desfile de um novo cortejo cívico às 15h e que fará uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Já a previsão é que os carros emblemáticos e as autoridades cheguem ao Campo Grande às 16h15.
No local, as autoridades presentes vão colocar coroas de flores no Monumento do 2 de Julho e o campeão olímpico de boxe, Hebert Conceição, realizará o acendimento da Pira do Fogo Simbólico. Para marcar o encerramento da solenidade, o Coral da PM/Ba executará o Hino Nacional acompanhado da Banda de Música Maestro Wanderley, também da PM/BA.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL:
Além da parte cívica, a programação do 2 de Julho, em Salvador, também contará com muita música, para animar os participantes da data magna do estado. O público poderá prestigiar o tradicional Encontro de Filarmônicas, na sua 31º edição, organizada pelo maestro Fred Dantas, neste sábado (2), a partir das 17h30. O evento congrega várias filarmônicas da Bahia, em um momento de saudação à Independência da Bahia.
“O 2 de Julho relembra batalhas onde a participação militar se mesclou à popular. Assim também é com as bandas filarmônicas, que herdaram dos militares o dobrado, a farda e a postura, mas é feita por gente do povo e toca maxixes, frevos, música de raiz brasileira”, explica Dantas, que regerá a Oficina de Frevos e Dobrados. O evento também terá a cantora lírica Irma Ferreira, encerrando a programação do dia.
Já no domingo (3), às 17 horas, também no Campo Grande, o cantor Gerônimo estreia vai apresentar um repertório especial, em celebração à data. Na sequência, às 19 horas, a orquestra do Maestro Fred Dantas animará o Baile da Independência, que promove uma ambiência dos tradicionais bailes com quermesse.
Por fim, na terça-feira (5), às 18h30, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla retornam ao Pavilhão, no trajeto que parte do Campo Grande à Lapinha. Estão previstas as participações da orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô,
Fonte: Secom/PMS
Foto: Jorge Roriz
olá