Tirar selfies (autorretrato) no momento da escovação dental pode melhorar a saúde bucal. A depender do ponto de vista e da maneira de enxergar o mundo, a atitude seria uma exposição da própria privacidade e a foto não ficaria tão atrativa.
Independentemente de critérios pessoais, um professor da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, demonstrou que as imagens e vídeos podem ser usados para aprimorar a técnica de escovação sem que as pessoas precisem gastar mais tempo esfregando a escova.
Confira também
Estética dental pode prejudicar a saúde
Segundo o pesquisador, a maioria das pessoas tem motivação para higienizar os dentes corretamente, mas não têm a habilidade necessária para isso. As imagens e vídeos serviriam justamente para o desenvolvimento dessas técnicas, já que a análise do conteúdo multimídia expõe hábitos de longa data e erros que podem ser corrigidos a partir de então.
O que ressalta a importância da nova maneira de assepsia bucal está no processo de formação de memória, de associações e da criação de uma nova memória muscular, que estabelecerá um novo hábito mais saudável. Portanto, segundo o professor Lance Vernon, a atitude pode ter, de fato, uma utilidade real e que não se trata apenas, por exemplo, de uma exposição educativa.
Redação Saúde no Ar
Maicon Menezes