Salvador é a primeira capital do Nordeste a atingir o número esperado de pessoas imunizadas na Campanha Nacional contra Gripe. Iniciada em 18 de abril no município, a estratégia já vacinou mais de 512 mil pessoas, que representa 83% do público alvo residente na cidade.
Apesar do grande quantitativo de pessoas imunizadas, quatro dos seis grupos prioritários ainda não alcançaram o percentual esperado. Por conta disso, hoje segunda (16) e amanhã terça-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde promoverá uma nova linha de atuação para contemplar as categorias que ainda não atingiram a meta estipulada pela campanha. Nesse período, doze postos espalhados em cada distrito sanitário da cidade imunizarão exclusivamente crianças, idosos e gestantes, das 08 às 17 horas.
Notícias relacionadas:
Bahia registra 13 mortes por H1N1
“Atingimos a meta mas ainda sem homogeneidade. Por isso iremos intensificar a vacinação para os grupos que ainda não atingiram o objetivo mínimo da estratégia. Essas pessoas deverão dirigir-se a uma das unidades de referência dentro de cada distrito sanitário para serem protegidas”, explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização de Salvador.
Nessa semana também serão intensificadas a estratégia extramuros, quando equipes da SMS realizarão a imunização de trabalhadores de saúde em hospitais da capital, além de visitarem instituições de longa permanência para proteção de idosos assistidos por esse tipo de estabelecimento.
Pacientes acamados com dificuldade de locomoção também serão vacinados em domicílio. Para ter acesso ao atendimento, é necessário que um responsável dirija-se até uma unidade básica mais próxima da residência e preencha uma ficha com os dados pessoais do paciente e endereço do imóvel. “É importante que as pessoas que solicitarem a imunização domiciliar passem para as equipes de saúde um ponto de referência do imóvel que será visitado para otimizar os trabalhos nesse momento”, finalizou Lemos explicando ainda que a vacinação das demais categorias será retomada após o alcance da meta pelos grupos que ainda estão com o contingente de protegidos abaixo do preconizado.
Lista dos postos que participam da estratégia:
12º Centro de Saúde Alfredo Bureau – Rua Jaime Sapolnick, s/n – Marback
5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Avenida Centenário, s/n – Centenário
16º Centro de Saúde Maria Imbassahy – Rua Marquês de Maricá, s/n – Pau Miúdo
6º Centro de Saúde Rodrigo Argolo – Rua Pernambuco, s/n – Tancredo Neves
14º Centro de Saúde Mário Andrea – Rua Fortunato Benjamim Saback, s/n – Sete Portas
Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado – Rua Endeo Nascimento, Quadra C – Cajazeiras III
Centro de Saúde Ramiro de Azevedo – Praça Campo da Pólvora, s/n – Nazaré
Centro de Saúde Ministro Alckimin – Rua Lopes Trovão, s/n – Massaranduba
7º Centro de Saúde José Mariane – Avenida Dorival Caymmi, s/n – Itapuã
Centro de Saúde Sete de Abril – Rua Feliciano, s/n – Sete de Abril
18º Centro de Saúde Péricles Laranjeiras – Rua das Pitangueiras, s/n – Fazenda Grande do Retiro
Unidade de Saúde da Família Itacaranha – Rua da Pipira – s/n – Itacaranha
Fonte: SMS
Redação Sáude no Ar*