Sai 1ª parcela do décimo para aposentados

Mais de 28 milhões de segurados da Previdência Social receberão a primeira parcela do 13º salário a partir desta quinta-feira (25) e o período se estenderá até o início de setembro. Já a segunda parcela será paga em novembro.

A parcela será depositada junto com o pagamento dos benefícios da folha mensal a quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-doença ou salário-maternidade. Para os últimos dois casos, o valor será proporcional ao período recebido.

A quantia extra, que faz parte do planejamento de todos os anos, precisa ser utilizada com a devida precaução de quem esperou bastante tempo para recebê-la. Em razão disso, os erros cometidos nos anos anteriores devem servir de aprendizado para que o impulso do dinheiro a mais não se sobressaia e prejudique a saúde financeira.

Um dos erros mais comuns é utilizar toda a quantia extra para quitar dívidas. Deve-se levar em conta a situação das finanças do presente e do futuro. Os compromissos precisam ser honrados mês a mês, conforme planejamento inicial. Para isso, é preciso elaborar uma estratégia para destacar as principais dívidas de acordo com a necessidade primária e da incidência de juros, além da negociação com o credor.

Para quem está em uma situação mais tranquila, é importante destacar importância de poupar dinheiro. A aparente calmaria diante do domínio sobre os débitos primários pode se transformar em um problema futuro por conta do desejo do consumo: o endividamento. Dessa forma, estabelecer metas a serem conquistas a curto, médio e longo prazo é uma medida muito útil para investir o valor restante de cada objetivo para conquistar o propósito de prazo maior que, consequentemente, demandará maior valor a ser direcionado para a realização.

Redação Saúde no Ar*

Maicon Menezes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.