Portal Saúde no Ar



Pets também têm boca!

Ter um animal de estimação exige cuidados, dedicação e compromisso com a saúde deste integrante da casa. Porém, até os donos mais atentos negligenciam a saúde bucal de seus animais, alguns nunca checaram os dentes do cão ou gato de estimação. Estudos indicam que menos de 10% dos cães estão com a saúde bucal em dia, aproximadamente e 70% dos gatos com mais de três anos de idade sofrem de algum problema odontológico. A condição mais comum é a doença periodontal,no entanto, muitos proprietários de gatos não sabem se seu animal está com dor. Eles ainda podem sofrer de gengivite, tártaro e placa bacteriana.

A saúde bucal dos cães e gatos nem sempre é encarada com a importância devida Muitos não sabem, mas os animais podem ter de um “simples” mau hálito a doenças cardíacas por conta da falta de atenção. A questão é que com pequenos cuidados diários é possível resolver e evitar problemas de saúde para o seu bichinho.

A médica Veterinária, Karla Borges explica que uma das soluções para cuidar da saúde bucal é a escovação. E é necessário fazer isso diariamente. “a escovação bem feita é o melhor caminho para prevenir os problemas na boca dos animais. O cuidado pode ser iniciado com o animal ainda pequeno, porém não nos primeiros dias quandio ainda está mamando. Para fazer a higiene correta é necessário usar produtos apropriados para os animais, o uso de creme dental de uso humano não é indicado em nenhuma situação”. comenta.

É importante também não dar comida humana e sim uma ração de boa qualidade dentro das possibilidades de cada dono.  Karla explica também que não é comum a halitose ou o mal cheiro na boca dos animais, quando isso ocorre pode ser indicação de problema.  Assim, se o hálito do seu pet é insuportável, ele pode estar com cálculo dentário, mais conhecido como tártaro, que é causado por bactérias.A única forma de acabar com este problema é o tratamento oferecido em clínicas ou hospitais veterinários. Os animais podem até perder os dentes por conta das bactérias do tártaro.

Mas, pior que o odor que os animais podem ter por conta da falta de escovação, são as doenças causadas por conta da falta de higiene bucal nos animais que mais incomodam. O excesso de bactérias na boca do animal pode causar até endocardite. Os cães e gatos também podem ter insuficiência renal como conseqüência da má higienização.

O Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia que funciona no Bairro de Ondina atende a essas demandas,  A triagem acontece às terças e quintas-feiras no período da tarde por ordem de chegada. O serviço não é gratuito cada procedimento tem um custo porém mais acessível a população.

SERVIÇO:

  • Hospital de Medicina Veterinária Renato Rua de Medeiros Neto – UFBA-
  • Endereço: Av. Adhemar de Barros, 500 – Ondina, Salvador – BA, 40170-110, Brasil
  • Telefone: +55 71 3283-6738

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.