Entre os meses de setembro e dezembro, o Serviço de Cirurgia Plástica do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), em parceria com a Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), vai realizar quatro mutirões para tratar problemas de saúde pública de alta prevalência e demanda excessiva no ambulatório de cirurgia plástica. Todos pacientes são das listas de espera dos ambulatórios da especialidade.
Ao todo, serão realizados 46 procedimentos, sendo 16 para o tratamento cirúrgico do câncer de pele (14/09), dez para reconstrução de mama (outubro), dez para tratamento de hipertrofia mamária (26/11) e dez de tratamento cirúrgico pós-bariátrica (17/10).
Notícias relacionadas
Atendimento de Saúde em salvador
Para tornar a iniciativa possível, mais de 30 profissionais da área estarão envolvidos. São três professores da FMB, dois preceptores do Hupes, 12 médicos residentes, cerca de 15 acadêmicos de Medicina provenientes do internato médico da FMB e da Liga Baiana de Cirurgia Plástica, além de médicos de outras especialidades e funcionários da equipe de enfermagem do centro cirúrgico e das enfermarias.
Atualmente a lista de pacientes aguardando cirurgia plástica das diversas áreas é muito maior do que a capacidade operacional que a unidade pode atender. Iniciativas como essa fazem parte dos esforços do Hupes para agilizar esses procedimentos e reduzir o tempo de espera dos usuários.
Redação Saúde no Ar*
João Neto