A localidade Vale da Muriçoca, no bairro da Federação, em Salvador, será a sede do Mutirão Social do Pacto Pela Vida, que acontece desta segunda-feira a sábado (29 a 3), oferecendo diversos serviços de cidadania e de saúde para a população local e adjacências. O projeto itinerante, uma iniciativa do programa Pacto pela Vida, realizada pela Câmara Setorial de Prevenção Social, tem o objetivo de levar cidadania e ações educativas a áreas vulneráveis no estado, como estratégia de aproximação com as comunidades e enfrentamento à violência.
Esta edição acontece sob a coordenação das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em articulação com diversos órgãos estaduais, municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras instituições. Os serviços serão oferecidos no espaço da Igreja de São Brás, na Rua Sérgio de Carvalho, nº 812, das 9 às 14h, sendo que no sábado o atendimento será feito até o meio dia.
Notícias relacionadas
Mutirão: consultas e exames gratuitos
Ação de planejamento familiar das VSBA
O evento inclui atendimento na área da saúde, emissão de documentos pessoais, orientação aos consumidores, sensibilização para doação de sangue, entre outros. Os moradores terão acesso aos serviços disponibilizados no Odontomóvel e pelo programa Saúde Sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que oferece às mulheres de 50 a 69 anos exames de mamografia. A previsão é de 100 atendimentos por dia no Odontomóvel e 70 para o rastreamento.
Na sexta-feira (2), o evento vai oferecer orientação ao consumidor, com o Procon/BA; parcelamento de débito, solicitações de ligação de água e emissão da 2ª via da conta, com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); informações e dúvidas sobre doação de sangue, com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba); e 200 gratuidades para emissão da 2ª via da certidão de nascimento. Em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), serão oferecidas, paralelamente, atividades lúdicas às crianças.
Redação Saúde no Ar*
João Neto