O bairro da Liberdade conta agora com um novo Multicentro de Saúde Bezerra Lopes, localizado na Rua Lima e Silva, 217, entregue na manhã desta terça-feira (12) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.
O antigo 3º Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes, com 56 anos de existência, está mais equipado e moderno, com diversos serviços nas áreas de atenção básica e especializada. A nova estrutura inaugurada é parte das comemorações pelos 467 anos de Salvador.
O atual Multicentro tem capacidade para atender até 1,4 mil pacientes diariamente, atingindo 200 mil pessoas da região. Ele funcionará como uma policlínica atendendo 14 especialidades médicas nas áreas de angiologia, mastologia, urologia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, nefrologia, dentre outras.
Também irá prestar assistência em odontologia, nutrição, psicologia e enfermagem, através de uma equipe multidisciplinar composta por mais de 160 profissionais. Já na área de atenção primária, a unidade ofertará administração e dispensação de medicamentos, vacinação, realização de curativos e de exames preventivos, acompanhamento de pré-natal e planejamento familiar, aferição de pressão arterial e glicemia e coleta de teste do pezinho.
O Multicentro Liberdade conta ainda com um serviço voltado à atenção integral às pessoas com DST/HIV/Aids e Hepatites virais, através de ações de assistência, prevenção diagnóstico e tratamento, por meio de uma equipe constituída por infectologista, hepatologista e ginecologista.
Além da requalificação física e do quadro técnico da unidade de saúde, também foi feita a recuperação de dois painéis do artista plástico argentino, naturalizado brasileiro e radicado na Bahia, Carybé. As obras de arte que retratam a cultura afrobrasileira, tema comum abordado pelo artista, estão localizadas na fachada do Multicentro e acredita-se que foram instaladas no local na ocasião da fundação do Bezerra Lopes, na década de 1960.
Buscando melhorar o atendimento à saúde da população, a estimativa da atual gestão é que, em quatro anos, o número chegue a quase 50% de cobertura, com cerca de 130 unidades de saúde construídas ou recuperadas e contratados mais de 3,5 mil profissionais. Cada Multicentro tem um custo mensal de R$700 mil em manutenção e ainda este ano, deve ser entregue mais uma estrutura desse porte: a unidade da Carlos Gomes, no Centro.
O prefeito afirmou que a capital baiana chegará até o fim deste ano com nove UPAs em pleno funcionamento, sendo as próximas a serem entregues em Brotas, Paripe e Pirajá. A administração ainda vai dar início neste primeiro semestre à construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador, na localidade da Boca da Mata, região de Cajazeiras.
Fonte: SMS
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre
Bom dia!
Estive no Terceiro Centro de Saúde para fazer um eco cardiograma e fui informada que a máquina estava quebrada. Mandaram aguardar o contato para retorno e ainda não me ligaram,já fazem oito dias. Já liguei várias vezes,mas creio que o número não seja para receber ligação. Que medidas serão tomadas,a quem posso me dirigir? Acordar de madrugada,arriscar-se em uma fila ao relento e se em vão?
Adoraria umv etorno.
Obrigda.