Ministério abre inscrições

Ministério da Saúde abre inscrições para dois cursos de capacitação na modalidade Educação a Distância (EAD), Saúde baseada em evidência e Direito à saúde baseado em evidência, uma iniciativa em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL).

Os cursos estão sendo oferecidos gratuitamente e terão a duração de um ano, com duas horas de aulas semanais, transmitidas via web ou videoconferência. Aqueles que concluírem todas as etapas propostas para os cursos obterão certificado de atualização na área. As aulas têm tradução simultânea para o Inglês e o Espanhol. Os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de abril.

O curso já foi oferecido em anos anteriores pelo Ministério da Saúde, porém este ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  negociou a inserção de matérias específicas de vigilância sanitária, para melhor adequá-lo à realidade dos profissionais.

Essa capacitação em Saúde esta sendo oferecida aos  profissionais brasileiros integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), universidades, hospitais universitários, Rede Sentinela e outros setores estratégicos, e também a estrangeiros residentes em países da Europa, América do Norte, América Latina e África e Ásia em parceria com o Observatório Ibero-Americano de Saúde.

O curso de capacitação em Direito à Saúde baseado em evidências pretende oferecer informações que auxiliem o Judiciário no cumprimento dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal, que estabelece a saúde como um direito de todos e um dever o Estado e, ao mesmo tempo, dar subsídios para que esses profissionais possam garantir, em suas decisões, a real efetividade dos tratamentos e a sustentabilidade de todo o sistema de público de saúde.

O curso sobre Direito à Saúde é oferecido aos profissionais brasileiros como juízes, promotores, procuradores, advogados, defensores públicos, servidores bacharéis em Direito que prestam assessoramento aos magistrados e gestores (da saúde).

 

Redação Saúde no Ar*

Tamires Moreno

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.