O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer foi comemorado na quarta-feira, 21 de setembro. O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realiza uma programação especial, até o dia 27, para refletir e discutir sobre a Doença, seus sintomas, seus aspectos e alertar para a importância do diagnóstico precoce.
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada na fase inicial e instituído o tratamento, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
Notícias relacionadas
Conscientização sobre Alzheimer
De acordo com dados do IBGE, no Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem a doença de Alzheimer. Doença que responde pela metade das causas de demência, afetando mais de 45 milhões de pessoas no mundo.
Segundo estimativa da Alzheimer’s Disease International (ADI), a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo e a previsão é de que haja uma ocorrência a cada segundo, em 2050.
No Creasi, são atendidos mais de 600 pacientes que recebem medicamentos para a Doença. Em 2015, 251 mil comprimidos foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para o tratamento dos idosos acompanhados na Unidade, com diagnostico de Demência.
No dia 27, o Creasi realizará roda de conversa sobre Alterações de Comportamento, abordando os motivos que levam às alterações do comportamento de uma pessoa com Demência e como estas podem influenciar na qualidade de vida dos pacientes, familiares e cuidadores. A roda de conversa acontecerá às 14h, na sala de grupo 03 da própria Unidade, situada no térreo do Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto, na Av. ACM, S/nº Iguatemi. As inscrições estão abertas através do creasi.comunicacao@gmail.com.
Redação Saúde no Ar
João Neto