O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) está em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde para se tornar o primeiro ambulatório transexualizador na Bahia. Na prática, o hospital estará habilitado para fazer cirurgias de mudança de sexo, de mulher para homem e vice-versa. Até o momento, as pessoas que são identificadas como transexuais têm que procurar atendimento especializado fora do estado, pois não existe centro, público ou privado, com autorização para o atendimento desse público.
Confira também
Mutirões de cirurgias plásticas
Mutirão de Cirurgias atende em Jaguaquara
Conforme a direção do Hupes, que é administrado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a estimativa é que o atendimento seja iniciado em outubro deste ano, após a liberação de um parecer do ministério. O agendamento para a unidade será realizado pela Prefeitura de Salvador, através do Sistema Vida, ou pessoalmente, no guichê do Hupes, que fará uma triagem com os pacientes oriundos do interior da Bahia.
Transexualidade – A transexualidade refere-se à condição do indivíduo, cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento, e que procura fazer a transição para o gênero oposto através de intervenção médica com administração de hormônios e cirurgia de redesignação sexual. Apenas em 2013, essa condição foi retirada da lista de transtornos mentais da Organização Mundial de Saúde.
Redação Saúde no Ar
João Neto