Câncer preocupa o mundo

Dia 08 de abril foi lembrado como o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A doença ainda preocupa a comunidade médica, pois leva a óbito mais de 8,2 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, atrás apenas dos problemas cardiovasculares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, mais de 27 milhões de novos casos serão diagnosticados no planeta. Os dados também afirmaram que cerca de 17 milhões de mortes serão registradas pela doença e 75 milhões de pessoas serão acometidas ela doença.

A data é marcada por um importante aliado em combate ao câncer: a prevenção. Estudos revelam que se a prevenção ocorresse de forma rigorosa, 1/3 dos casos poderiam ser evitados. Presentes no grupo de fatores de risco estão a obesidade, fatores sexuais, exposição à radiação e ao sol.

Para evitar que a doença surpreenda, fazer o diagnóstico precoce amplia significativamente as chances de cura, pois na maior parte dos casos, a doença é assintomática, por isso, ainda é alta a taxa de mortalidade. Exames de rotina podem ajudar a evitar a descoberta em estágio avançado.

Quando o tumor é diagnosticado em fase inicial, os tratamentos são menos agressivos e bem tolerados pelo organismo. Durante a radioterapia, o paciente é submetido a um menor volume de radiação, por exemplo.

É recomendável também que se tenha uma alimentação balanceada, dieta rica em nutrientes, prática regular de atividades físicas, proteção contra o sol e manutenção de peso adequado. Alguns tipos de comida possuem altos índices de agentes cancerígenos, e o excesso de sal e gorduras pode acarretar em sérios problemas para a saúde.

Carnes processadas, conforme divulgado recentemente pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentam em até 18%, a chance de câncer de colorretal.

A falta de hábitos saudáveis é um dos principais motivos para que os casos de câncer aumentem significativamente. O tabagismo é o pior dos hábitos, principal causa de morte evitável no mundo. Só no Brasil, o hábito é responsável por 30% dos casos fatais da doença, segundo o Inca. Apesar de estar diretamente relacionada ao câncer de pulmão, a droga também é responsável por parte dos diagnósticos de câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga e colo do útero, além de leucemias.

Atualmente está em debate a liberação da fosfoetanolamina, mais conhecida como a “pílula do câncer”. Até o momento não existem estudos científicos que atestem a qualidade e eficácia da substância, nem que o consumo da fosfoetanolamina sintética seja inofensiva ao organismo humano.

Saiba mais detalhes aqui

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.