300 toneladas de remédios vencidos

Foram encontradas, nesta segunda-feira (22), mais de 300 toneladas de medicamentos e materiais hospitalares fora da validade na Central Geral de Abastecimento da Secretaria de Saúde, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Foram encontradas vacinas vencidas desde 2011, além de próteses, agulhas, gases e luvas. O consórcio LogRio, responsável pela Central, deve enviar até esta terça-feira (23), um relatório com a lista dos medicamentos e insumos guardados no local. A empresa alega que emite relatórios para a Secretaria de Saúde, periodicamente, quando ainda faltam de um a três meses para o vencimento de remédios e materiais, o que não se sabe é por que a secretaria nunca tomou providência mesmo sabendo do período de vencimento.

Com os relatórios, a comissão terá como calcular o desperdício financeiro do Estado, e vão ser incluídos também no trabalho de auditoria que está sendo feito. As comissões de Orçamento e de Tributação da Alerj, responsáveis pela auditoria na saúde, vão votar já na próxima quarta-feira a convocação de todos os envolvidos neste caso para prestar esclarecimentos.

Entre junho de 2014 e março do ano passado, cerca de 700 toneladas de medicamentos e material hospitalar foram incineradas e em janeiro deste ano, foram encontradas 7.510 próteses importadas, além de equipamentos ortopédicos e vasculares, com validade vencida.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.